Resultados da pesquisa

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Treinanemento Funcional para Idosos



A expectativa de vida está aumentando a cada década, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em meados de 2030 a população idosa brasileira será considerada a sexta no mundo. Isso se deve a alguns fatores, como a disseminação de conhecimentos nas áreas da saúde sobre os benefícios da atividade física e nutrição saudável, e aos avanços tecnológicos na área médica, proporcionando procedimentos médicos e diagnósticos mais precisos, auxiliando no diagnóstico precoce e tratamento de diversas patologias. Esses conhecimentos inegavelmente melhoraram a qualidade de vida da população.


Atualmente observa-se em nosso país, este significativo e gradativo aumento da população idosa, a qual está cada vez mais preocupada com sua qualidade de vida, e assim, adere a programas de atividade física com o intuito de melhorar sua saúde e autonomia para a realização das tarefas cotidianas, o que previne faturas complicações no aparelho locomotor, sistemas, neurológico e cardiorrespiratório e doenças crônico-degenerativas.


Envelhecer sem preocupar-se com medidas de promoção de saúde é, na maioria das vezes, enfrentar um conjunto de mudanças progressivas na dinâmica do aparelho locomotor, como diminuição da força muscular, perda na capacidade coordenativa e de equilíbrio, e declínio da flexibilidade e da resistência, limitando o indivíduo idoso na realização de suas atividades diárias e aumentando a chance de quedas que são um dos riscos mais perigosos da rotina dos idosos.


A adoção de um estilo de vida sedentário, acaba por acentuar essas perdas, aumentando o deterioramento de unidades motoras, diminuindo o tônus muscular e por conseguinte a tensão na cortical óssea que leva a uma redução da densidade mineral óssea, resultando em osteopenia, osteoporose, bem como sarcopenia e atrofia muscular. A perda da massa muscular é responsável pela diminuição do nível metabólico basal e da força muscular, outros agravos do sedentarismo também são conhecidos como a diminuição da capacidade cardiorrespiratória, aumentando do tecido adiposo, e menor eficiência do sistemas imunológico, estes fatores ocasionam redução da capacidade funcional do organismo.


Dessa maneira, a prática regular de atividades físicas é de estrema importância para os idosos, minimizando assim os efeitos do envelhecimento.

O envelhecimento é um fenômeno natural, e está habitualmente ligado a perda de força, queda da resistência, diminuição da coordenação e principalmente perda do domínio corporal. O conforto da vida moderna contribui com tudo isto,  sem contar a maturação física que, com o passar do tempo, impede que movimentos que antes eram corriqueiros passem a ser mais difíceis e menos explorados .
A boa notícia é que o treinamento funcional pode ser um verdadeiro parceiro dos idosos, pois visa desenvolver as qualidades físicas e movimentos básicos necessários no dia a dia como força, resistência, equilíbrio, os atos de sentar e levantar, andar, correr, carregar, empurrar, puxar, etc. Mais do que ajudar quem está na terceira idade a manter a forma, o treino funcional é saúde e contribui para que quem esteja nesta fase seja capaz de realizar as atividades físicas que sempre realizou.
Esta modalidade de treino diminui o risco de lesões, além de dar um preparo extra para o idoso subir escadas, se abaixar com facilidade, ou simplesmente jogar futebol com os amigos no final de semana. Desta forma, os praticantes de treinos funcionais se tornam capazes de manter suas rotinas tradicionais, desenvolvendo as atividades que sempre praticavam, mas com o chegar da idade sentiam dificuldade e, portanto, percebem grande melhora na sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado(a) pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...